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Empresas de Mudança: O que preciso saber?

Mudar de casa não é tarefa simples. São inúmeros itens, serviços e preocupações que podem transformar a futura residência num caos irreversível. A fim de evitar algumas “dores de cabeça”, veja algumas dicas:

ANTES DA CONTRATAÇÃO

  • Faça uma cuidadosa pesquisa de preços procurando contratar transportadoras indicadas por conhecidos que já tenham se utilizado delas e, também, consultar o cadastro de empresas reclamadas do Procon-ES;
  • Solicite um orçamento prévio, discriminando os serviços a serem executados e os respectivos valores cobrados.
  • Se possível, compare alguns orçamentos, levando em consideração o preço e a qualidade dos serviços oferecidos.
  • No caso de objetos de arte, como quadros, esculturas, lustres, espelhos, entre outros, faça um seguro discriminando a peça, o valor e a procedência. Dê preferência a empresas especializadas no transporte dessas peças.
  • Verifique se há necessidade de desmontar os móveis, qual a forma de transporte e o tipo de embalagem que será utilizada para protegê-los e se estes serviços estão incluídos no orçamento inicial.
  • Confirme se a montagem dos móveis no novo endereço está incluída no orçamento e em que prazo a empresa fará o serviço. Peça isso por escrito.

NA HORA DA CONTRATAÇÃO

  • Exija um contrato por escrito discriminando: nome, endereço e CNPJ (se for pessoa física, RG e CPF) da empresa, dados pessoais do contratante, local, data e horário de retirada e de entrega, valor do serviço, condições de pagamento e tudo o que for acertado verbalmente. Não deixe de ler com atenção este documento e de riscar os espaços em branco. ; é importante que todos os objetos que serão transportados sejam relacionados um a um. Guarde uma cópia devidamente assinada por ambas as partes (“rol de inventário”).
  • Procure vincular o pagamento ao término do serviço. Se não for possível, veja a possibilidade de disponibilizar apenas um sinal na contratação, quitando o restante após a mudança.
  • Em caso de edifícios, é aconselhável medir com antecedência os móveis, as escadas e os elevadores. Estabeleça junto a empresa como ficará se surgirem dificuldades não previstas durante a mudança como, por exemplo, se for necessário içar algum móvel, fixar armários de parede, problemas climáticos, como chuva, etc.

IMPORTANTE

  • Nas mudanças que envolverem edifícios, verifique o horário e os procedimentos internos determinados pelo condomínio
  • Certifique-se de que o dia marcado para a mudança não coincide com feiras livres nas ruas que envolvam o local de saída ou de chegada da mesma.
  • Na impossibilidade de estar presente quando da chegada da mudança no novo endereço, peça a uma pessoa de sua confiança que faça a conferência e relacione por escrito eventuais danos ou extravios de objetos. Exija a assinatura do funcionário da empresa neste documento e fique com uma via do mesmo.
  • Guarde cópia de toda a documentação; exija recibos de todos os pagamentos efetuados e solicite, por escrito, a previsão de entrega da mudança nos casos de transportes intermunicipais e interestaduais.
  • Para maior segurança, transporte consigo os objetos pessoais tais como joias, dinheiro, cheques e documentos.

Fonte: PROCON

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